quarta-feira, 15 de abril de 2009

Governo propõe salário mínimo de R$ 506,50 a partir de 1º de fevereiro

Valor seria relativo ao pagamento de janeiro.Governo prevê crescimento de 4,5% e taxa de juros de 10,2% em 2010.

O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, disse que o governo federal está propondo um salário mínimo de R$ 506,50 no ano que vem. O primeiro pagamento com o novo valor seria depositado em 1º de fevereiro, referente a janeiro. A proposta está incluída no projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias enviada nesta quarta-feira (15) ao Congresso. Atualmente, o salário mínimo é de R$ 465. O último reajuste aconteceu em fevereiro deste ano.

Segundo Bernardo, a proposta contempla a expectativa de inflação deste ano e a previsão de crescimento do PIB em 2008. Mais cedo, o Ministério do Planejamento anunciou a exclusão da Petrobras do cálculo do superávit primário.

Depois de prever um crescimento econômico de 2% para o Produto Interno Bruto (PIB) para este ano, o governo federal informou que a expectativa é de uma expansão muito maior em 2010: de 4,5% –mais do que o dobro do estimado para 2009.

"Estamos trabalhando com a recuperação da economia em 2010. Um crescimento de 4% a 4,5%", informou o ministro da Fazenda, Guido Mantega. Em 2011, a previsão é de um crescimento econômico de 5% para o PIB.Tendo por base projeções do mercado financeiro, o governo estimou ainda um recuo da taxa básica de juros básicos da economia brasileira. A previsão é de uma taxa Selic média de 10,8% neste ano, de 10,2% em 2010, de 10% em 2011 e de 9,99% em 2012.

O governo também espera uma subida no preço do petróleo, que passaria de US$ 47,27 p preço do barril em 2009, para US$ 56 em 2010, para US$ 61 em 2011 e para US$ 64,24 em 2012.

6 comentários:

  1. Lucro líquido da Nokia desaba 90% no primeiro trimestre

    Empresa registrou o pior resultado em dez anos.
    Queda das vendas e do preço médio de aparelhos pressionou números.

    A líder mundial da telefonia móvel, a finlandesa Nokia, anunciou que seu lucro líquido interanual do primeiro trimestre de 2009 sofreu uma queda de 90%, a 122 milhões de euros (US$ 160 milhões), o pior resultado em 10 anos.

    A Nokia atribuiu o resultado à queda das vendas e do preço médio de seus aparelhos.

    O grupo, que anunciou a supressão de mais de 3 mil empregos em todo o mundo depois da divulgação de seus resultados anuais em janeiro e dentro de um vasto programa de austeridade, registrou em 2008 um lucro líquido de 1,22 bilhão de euros.

    Entre janeiro e março, o volume de negócios da Nokia perdeu 26,8% interanual, a 9,28 bilhões de euros, contra 12,66 bilhões no mesmo período de 2008 devido à contínua queda dos preços de venda de seus telefones (65 euros contra 71 no trimestre anterior) e de seu volume de negócios.

    Para tranquilizar os acionistas, a Nokia informou que, no segundo trimestre do ano, vai recuperar terreno.

    academica: Vanessa Machado
    Turma: A

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  2. Órgão estaduais e federais não chegam a consenso sobre o Código Ambiental de Santa Catarina



    Impasse continua até a decisão do Supremo Tribunal Federal
    Órgãos estaduais e federais não chegaram a um consenso sobre o impasse entre o Código Ambiental de Santa Catarina e a legislação federal durante a reunião da Comissão Mista Permanente sobre Mudanças Climáticas, na tarde desta quarta-feira.

    A senadora Ideli Salvatti (PT), que preside a comissão, propôs um acordo para manter a lei federal enquanto o Supremo Tribunal Federal (STF) não julga a ação direta de inconstitucionalidade (Adin).

    Entretanto, depois de quase três horas de discussão, nada ficou definido. A Fundação de Meio Ambiente (Fatma), representada pelo presidente Murilo Xavier Flores, afirmou que até sair a decisão do STF cada caso será estudado. Já o superintendente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em Santa Catarina, Américo Ribeiro Tunes, disse que o órgão seguirá a legislação federal.

    Também participaram da reunião, os secretários de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Onofre Santo Agostini, e da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Antonio Ceron; o procurador-geral do Estado, Sadi Lima, e o subprocurador-geral, Sérgio Luiz Mar Pinto; representantes do Ministério Público Federal e Estadual; e o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Jorginho Mello.

    Código Ambiental catarinense

    O Código Ambiental do Estado foi aprovado na Assembleia no dia 31 de março e sancionado pelo governador Luiz Henrique da Silveira no dia 13 de abril. O assunto tem gerado discussões jurídicas e ambientais.

    Entre os pontos mais criticados está o que reduz a área de vegetação que deve ser preservada nas margens dos rios, em contradição com as determinações da legislação federal.



    Acadêmico: Matheus Camatti

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  3. OBAMA DEFENDE ENERGIAS LIMPAS PARA ESTIMULAR ECONOMIA E PROTEGER AMBIENTE.
    Presidente dos EUA falou em uma "nova era de prospeção de energias"


    O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, promoveu nesta quarta-feira, durante o Dia da Terra, seu plano energético e uma "nova era de prospeção de energias", entre elas a eólica, a fim de estimular a economia e proteger o meio ambiente.

    — É hora de assentarmos uma nova base para o crescimento econômico, começando com uma nova era de prospeção energética nos Estados Unidos. Por isso, estou aqui — disse Obama na primeira viagem pós-eleitoral a Iowa, Estado no qual começou sua corrida de vitórias em direção à Casa Branca.

    Ao ressaltar os desafios relacionados à criação de empregos e à mudança climática, o líder americano foi sucinto:

    — A nação que liderar o mundo na criação de novas fontes de energia será a nação que liderará a economia global do século XXI.

    — Os Estados Unidos podem e devem ser essa nação...mas isto não será fácil — afirmou Obama, ao lembrar que sua Administração adotou medidas "sem precedentes" para atingir uma economia que use "energia limpa", ajude a reduzir a dependência ao petróleo estrangeiro e promova a criação de "milhões" de empregos.

    Como em outros discursos, Obama destacou que, embora os Estados Unidos representem menos de 5% da população mundial, são responsáveis por 25% da demanda total de petróleo.

    — Este apetite tem um custo tremendo para nossa economia — disse Obama, ao destacar que a compra de petróleo, por exemplo, representa 20% do total das importações.

    O presidente americano fez o discurso sobre energia renovável em Trinity Structural Towers, uma usina manufatureira de energia eólica em Newton, cidade ao leste da capital que enfrenta grandes problemas econômicos.

    Após o Texas, Iowa é o segundo Estado da nação em capacidade eólica e é, com a visita de hoje, um de cinco Estados de tendência republicana que Obama visitou desde que assumiu a presidência e que seriam chave para uma eventual reeleição.

    Obama afirmou hoje que esse tipo de energia poderia suprir até 20% da demanda de luz elétrica nos Estados Unidos até 2030 e criaria até 250 mil empregos "bem remunerados". Mas isso acontecerá apenas se for promovida a prospeção energética em terra e em ultramar.

    Obama lamentou que os Estados Unidos produzam menos de 3% da eletricidade através de fontes renováveis, abaixo dos 20% fabricados pela Dinamarca em energia eólica, e menos do que produzem Alemanha e Japão em energia solar.

    — Não aceito que as coisas tenham que ser assim. No que se refere à energia renovável, não acho que devamos ser seguidores. Acho que é hora de liderarmos — disse Obama.


    Andressa Marchioro 2ºB

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  4. Fonte: http://www.administradores.com.br/artigos/administracao_por_abilio_diniz/29674/

    Administração por Abilio Diniz
    27 de abril de 2009 às 15:31

    O empresário Abilio Diniz, proprietário do Grupo Pão de Açúcar, concedeu uma relevante entrevista para as páginas amarelas de Veja, desta semana, 29 de abril de 2009.

    A relevância das análises e do conhecimento do entrevistado, além do renome da empresa, são temas obrigatórios em aulas, por isso a minha turma já sabe, que vem chegando um estudo de caso.

    Nesta entrevista algumas lições para administradores, gestores, docentes, discentes, profissionais de marketing, comunicação, entre outros, envolvidos com management.

    Primeiro destaque de Veja: "poucos empresários no Brasil observaram tão de perto as mudanças no varejo e nos hábitos de consumo dos brasileiros quanto Abilio Diniz, 72 anos, dono do Grupo Pão de Açúcar.

    Ele está no ramo desde os 19 anos, quando ingressou como gerente de vendas na empresa fundada pelo pai, Valentim Diniz, em 1948.

    Depois de comandar o grupo por oito anos, Abilio passou a ocupar, em 2003, a presidência do conselho – de onde continua a apitar em tudo.

    Sua visão em relação à crise atual (uma de várias que testemunhou) é otimista. Ele está respaldado nas próprias vendas, que subiram quase 10% neste ano, e na crença de que os fundamentos macroeconômicos do país são bons. "Há uma solidez que torna o Brasil menos vulnerável", diz Abilio."

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  5. Fonte: http://www.administradores.com.br/artigos/treinar_e_pra_animais_de_circo_ser_humano_se_desenvolve/29908/

    Treinar é pra animais de circo , ser humano se desenvolve
    12 de maio de 2009 às 08:09
    A vida é feita de desafios diários e cada um de nós tem desafios diferentes a enfrentar, como você os enfrentará é que determinará seu futuro e como será sua vida.

    E mudar é a única certeza que temos, seja nós ou o mundo estamos sempre em constante transformação, o grande problema não é a mudança em si, mas como reagimos a ela, por isso a importância de ter uma boa auto-estima , você deve se aceitar com os seus defeitos e qualidades e saber viver com eles ou incorrerá no erro de continuar a culpar o mundo pela suas mazelas.

    Existe um exercício muito simples e poderoso de auto-conhecimento que poderá lhe auxiliar a fortalecer a sua auto-estima , pegue uma folha em branco , faça 2 linhas no meio , dividindo a folha em 3 partes , coloque na parte superior os títulos nesta ordem Qualidades ; Defeitos ou Deficiências e Como melhorar , com isso você poderá visualizar as características físicas ou psicológicas que você gostaria de mudar ou não.

    Um exemplo de características físicas: Se você colocar que se acha baixinha, não tem muito que fazer, tem que se acostumar , mas se colocar que se acha acima do peso , programe uma dieta, pois isso você pode mudar.

    Exemplo de características psicológicas: Ser tímida, você pode começar a ler em publico, se obrigar falar com uma pessoa diferente por dia sei lá invente um exercício para desenvolver esta característica.

    A grande diferença entre as duas é que nem todas as características físicas podem ser mudadas, mas as psicológicas são apenas uma questão de força de vontade e programação mental.

    Reveja seus objetivos, em uma lista faça duas colunas uma com o que você é e na outra o que você gostaria de ser e avalie qual a "lacuna" entre os dois , estes serão seus objetivos de desenvolvimento , não estabeleça mais de 5 de uma vez e monitore o que você está fazendo para mudar periodicamente.

    Não adianta choramingar o mundo não tem dó de ninguém, é você que tem de conquistar seu espaço, você é livre, o que está esperando para realizar seus sonhos, acredito que ninguém esteja confinado em uma cela ou acorrentado á alguma pedra, são apenas amarras psicológicas que você criou no passado e agora estão te limitando (como na estória do elefante de circo que depois de adulto fica preso por pequena estaca e uma corda fina) , na realidade nós é que temos de declarar nossa própria alforria.

    Está viagem de incertezas que passamos se chama mudança, e são nestes momentos que nos sentimos desprotegidos, mas como em processo evolutivo sairemos mais fortes , preparados e confiantes para conquistar nossos sonhos.

    Mas na maioria das vezes não conseguimos fazer isso sozinhos , por isso a importância de se realizar dinâmicas , reuniões , coachings para desenvolver sua equipe , pois se você não assumir isso com a sua equipe , alguém assumirá e a partir deste momento não adianta reclamar dos resultados.

    Como Heráclito já disse a cerca de 2.500 anos atrás "Tudo muda exceto a própria mudança.”

    Lembre-se sempre do exemplo da lagosta , que cresce formando e largando uma série de cascas duras, protetoras. Cada vez que ela se expande, de dentro para fora, a casca confinante tem de ser mudada. A lagosta fica exposta e vulnerável até que, com o tempo, um novo revestimento vem substituir o antigo.

    A cada passagem de um estágio de crescimento humano para outro, também temos de mudar uma estrutura de proteção. Ficamos expostos e vulneráveis, mas também efervescentes e embriônicos novamente, capazes de nos estendermos de modo antes ignorado.
    Essas mudanças de pele podem durar vários anos; entretanto, se sairmos, de cada uma dessas passagens, entramos num período mais prolongado e mais estável, no qual podemos esperar relativa tranqüilidade e uma sensação de reconquista de equilíbrio.

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  6. Fonte: http://educacao.uol.com.br/ultnot/2009/05/14/ult105u8023.jhtm

    importante: no site tem um link ilustrativo de fotos dos étodos.

    14/05/2009 - 06h00
    Conheça cinco métodos para anotar com precisão durante as aulas
    Simone Harnik / Em São Paulo


    Você já pegou o caderno para estudar e ficou sem entender o que tinha escrito? Muitas vezes, o sentido das anotações desaparece pouco depois das aulas, principalmente se o dono do caderno não for dos mais organizados. Por isso, o UOL Educação traz cinco sugestões de métodos para registrar o que o professor diz na classe.

    Entre as técnicas, estão procedimentos simples, como numerar as frases, e outros mais complexos, como o método Cornell, que exige a divisão do papel em três partes e dedicação do estudante. As cinco formas de organização são oferecidas aos alunos da Universidade de Stanford, pelo Centro de Ensino e Aprendizado da instituição. (Veja na tabela abaixo cada um dos métodos detalhadamente).

    "Aprender a se organizar é fundamental para o aprendizado, porque, se o estudante não se organiza, não vai conseguir pesquisar, ter autonomia", afirma Noely Weffort de Almeida, professora da Faculdade de Educação da PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo).

    O processo de ensinar a organização na escola pode começar desde cedo, de acordo com Noely. As crianças devem ser estimuladas pelos pais a registrarem no caderno o que aprendem na sala de aula. Sempre respeitando as diferenças individuais: "É fundamental fazer anotação, mas a forma depende de cada um. A mesma aula pode ser anotada de formas diferentes", diz.

    Segundo Ocimar Munhoz Alavarse, docente da Faculdade de Educação da USP (Universidade de São Paulo), registrar o que se ouve em aulas e palestras facilita o aprendizado. "O importante é fazer as anotações. Depois, cada um aperfeiçoa o seu método: pode ser no laptop, no papel, no livro", afirma.

    Para Alavarse, adotar técnicas de anotações é um passo para quem já está habituado a pôr no papel o que o professor diz. Se você não está acostumado a escrever durante a aula, o primeiro desafio é preencher as folhas do caderno.

    E vale ficar atento para não deixar que os métodos "engessem" sua criatividade. Eles podem ser combinados, utilizados conforme a disciplina, a aula, o professor e o gosto pessoal.

    Cornell Divide o espaço do papel em três: para informações principais, palavras-chave e para relações entre os conteúdos Em aulas ou palestras em geral. O método facilita a revisão de conteúdo para as provas e exames posteriores Sistematiza as anotações e facilita a revisão de conteúdos. Economiza tempo, pois não é preciso passar o texto a limpo Nenhum
    Linhas gerais Consiste em anotar as informações com travessões e margens. A informação mais geral começa na esquerda; as mais específicas, ganham indentações Quando há tempo suficiente para pensar antes de colocar a informação no papel. O formato é eficiente quando sua habilidade de tomar notas já está afiada É organizado se for utilizado corretamente. As margens mostram as relações entre os conteúdos anotados. Fica fácil de observar os pontos principais e os secundários Exige mais reflexão durante a aula antes de escrever o conteúdo no caderno. O método não é bom quando o professor fala muito rápido
    Mapeamento Utiliza as habilidades de compreensão e de concentração. Os mapas gráficos criados mostram a relação entre os conteúdos Funciona em palestras e aulas que exigem participação. Com um gráfico, é mais fácil ter entendimento imediato da matéria Ajuda a prestar atenção à aula. Com cores diferentes, fica fácil visualizar os pontos principais do conteúdo na hora da revisão para a prova A transição dos pontos principais para pontos secundários podem ser esquecidas na hora de anotar o conteúdo
    Tabelas Consiste em arranjar os dados em uma tabela, com divisões em categorias. É apropriado para fatos históricos, conteúdos de biologia ou de geografia, por exemplo Empregado quando o assunto tem categorias, é denso e apresentado rapidamente. Funciona quando você já pensou nas divisões da matéria Encontrar informações relevantes fica bem fácil. Funciona bem para memorizar fatos ou características do assunto quando você tem uma avaliação A maior dificuldade é dividir as anotações em categorias. Pode ser necessário elaborar a tabela antes de a aula começar
    Sentenças ou frases Cada pensamento, fato ou tópico é escrito em uma linha separada É bom para aulas organizadas, com conteúdo denso e ministrado rapidamente É mais organizado do que o parágrafo e absorve muita informação Não é possível diferenciar pontos principais dos secundários
    Fonte: Centro para Ensino e Aprendizado da Universidade de Stanford
    Método Descrição Quando usar Vantagens Defeitos

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